Campeão ou Chefia: (o mais comum)
Agora imagina: de repente o cara é um puta perdedor na vida. Perdeu família, carro, casa... baseado em quê o sujeito que nunca viu o garçom resolve dizer que ele é um campeão? Campeão por que é garçom? Mas gente, os garçons de boteco (sim, porque só em botecos a gente ouve essas coisas divertidas) devem ganhar uma merreca! De repente o cara tem trilhões de dívidas, nome sujo na praça e tudo o mais... Enfim...
Grande : (também muito comum)
Tá. Grande o quê? Grande homem? Grande trabalhador? Grande significando alto? Mas eu já vi nego chamando garçom de metro e meio de grande. Grande amigo? Não, não dá. Grande realmente é o ó.
Bigode: (inexplicável)
Por que alguém sem bigode é chamado assim? "Mulher de bigode" é uma gíria que se usa normalmente querendo dizer que ela é brava, tá, eu até entendo o sentido da coisa. Mas o coitado do garçom sem bigode leva a fama por que mesmo?
Amigo e/ou Colega, Chapa :
Bastante comum também. Amigo por quê? Desde quando? Chapa? Chapa do que? Colega é menos pior, mas até o coleguismo exige certo grau de convivência...
Eu recomendo o seguinte: procure saber o nome do cara. É bem melhor. Ou então chame-o simplesmente de garçom, o que eu, particularmente, não gosto.
Trabalho com gente o dia todo e as pessoas que não sabem meu nome me chamam de moça ou senhora (moça eu acho que tudo bem, mas senhora é péssimo, eu tenho APENAS 28 anos, e uma cara de 24, 25 no máximo).
Essa coisa de que senhora é respeito é o fim da picada! Eu acho o cúmulo da falta de respeito.
Acho que o melhor mesmo é tratar o outro pelo nome.
A gente acha comum chamar o garçom de garçom, né?
Mas pensem bem: você que tá me lendo e de repente é... sei lá, arquiteto: alguém chega e te chama: "ô arquiteto, vem até aqui por favor!".
Ou então: "publicitárioooooo, ô publicitáááário!"!
Uma vez um professor de cursinho, chamado Laudemir, reclamou que os alunos não os chamam pelo nome. Sempre de "psor" ou "profe".
Não é agradável, de fato.
Eu sou atriz nas horas vagas, e ninguém me chama: "ô atriz, por favor, vem cá!".
Enfim!
Não, eu não sou mal humorada, não a essa hora.
Eu sou observadora. E acho que gente é algo deveras estranho. Deveras.
Garçons e suas várias denominações
Postado por A Libélula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Garçom, em francês, é menino...
Nunca cheguei ao garçom mas sempre defendi que professores tinham nome e jamais deveriam ser mados de tio e tia (isso no primário claro) e vale pra depois também fazer um complemento com o nome depois do sonoro PROFESSOR me parece melhor que só a profissão. O lance do nome vale pra tudo mesmo.
Eu chamo de moço.
se eu me chamasse laudemir, preferiria profe.
:P
A historia do bigode, creio que seja por que antigamente os garcos "tradicionamente" tinha um bigode caracteristico da profissao-.-risos
o importante é ele entender que vc quer "mais uma!"
béijos
Miuto bom elayne
o fato de vc ser observadora
faz vc passar pro papel (paperNET)
detalhes de nosso cotidiano.
Postar um comentário