"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." Saramago.

mais do que não ver: é não enxergar. ou é o contrário?
e falando em contrários, quem é mais cego? quem enxerga ou quem não enxerga?
a metáfora da cegueira está na nossa cara. você vê?
ela está propositalmente escondida ou está na minha cara mas eu estou viciada em uma análise simplista demais e não sou capaz de perceber?
perceber aliás, é um excelente verbo.
perceber é melhor que ver ou enxergar. o cego percebe.
e o não-cego? será que não se acomoda por ter seu sentido-primeiro intacto e olha raso pra todo o resto?
se eu vejo, se eu enxergo, eu vou além da mera aparência?
e seu eu não vejo? bom, se eu não vejo eu preciso perceber. o que eu percebo de olhos fechados?
eu percebo cheiros, ruídos, tateio, lambo.
crio a partir daí uma imagem particular.
que, se eu parar pra pensar, é a imagem que eu deveria ter de cada um.
mas eu pré-julgo diante do que vejo (e mais do que isso: eu pré-julgo diante do que não percebo).
portanto, eu volto a perguntar: quando enxergo mais? com visão ou sem visão?
qual visão é limitada?
se eu fechar o círculo (aliás, não. círculos são infinitos) se eu resumir o filme em uma opinião, uma só, eu não vou parecer um cavalinho de cabresto?
e se eu tiver vários pontos de vista? não é ela, a vista, que é questionada o tempo todo?

3 comentários:

Vanessa disse...

Muitas perguntas..talvez sem respotas ou com várias respostas..mas me arrisco numa frase feita que me diz muito: "o pior cedo é aquele que não quer ver" e cegos assim existem às tampas no mundo e pior ainda, na maioria das vezes somos assim, não vemos, não enxergamos, propositadamente, melhor assim cremos nós..e a vida segue, sem maiores sofrimentos.

Tom Coyot disse...

Muitas coisas nos deixam cegos.
o amor, a paixão, os vícios...
mesmo assim prefiro ser cego e feliz do que enxergar a tristeza nos olhos dos outros...

"i'm blind!"

Anônimo disse...

Estou cego nesse momento da minha vida. Gosto. Quero. E fico.


http://pulchro.blogspot.com/

Seguidores